sexta-feira, 11 de abril de 2008

A Caixa de Pandora


Adorei este artigo publicado no primeiro programa da Rede Transamérica, na manhã de hoje...
e acho desnecessário comentar que é mitológica essa idéia de que as mulheres são as grandes culpadas das mazelas humanas... coitadas daquelas que acreditaram nisso pelo mundo afora!!
Para todas nós mulheres, mães, irmãs, filhas e lutadoras que nunca perdemos a esperança... demo-nos as mãos na construção deste mundo melhor, desconstruindo estes mitos que nos foram impostos por uma sociedade machista, mas que não dispensa a inteligência e capacidade feminina!!
Abçs

A Caixa de Pandora
Conta a mitologia grega que Pandora foi criada pelos deuses do Olimpo sob a ordens de Zeus. Pandora teria sido a primeira mulher, surgida como punição aos homens por sua ousadia em roubar aos céus o segredo do fogo.
A vingança de Zeus contra a humanidade veio em forma de uma linda donzela. Pandora, a que possui todos os dons, recebeu uma caixa onde guardou os presentes recebidos de cada um dos deuses do Olimpo.
Afrodite deu-lhe a beleza, Hermes o dom da fala, Apolo, a música. Mas além dos dons, a caixa de Pandora recebeu também uma série de malefícios.
A história é longa, mas importa saber que Pandora abriu sua caixa e a humanidade passou a conhecer não só as bondades, como os males que até hoje nos assolam: mentira, doenças, inveja, velhice, guerra e morte. Os presentes saltaram de forma tão violenta da caixa que Pandora teve medo, e a fechou antes que a última delas escapasse: a esperança.
Pandora tornou-se, assim, a provedora natural dos talentos divinos e dos males da humanidade.
Como nos conta a tradição judaico-cristã, Eva no Paraíso teria tido o mesmo papel. O que só comprova que a figura da mulher aparece sempre como a grande responsável pela desgraça do gênero humano. Eu vejo de maneira distinta. Como Eva no Paraíso, Pandora distribuiu aos homens as duas faces da realidade, tão contrárias quanto complementares. Coube a todos a escolha.
O mágico desta lenda está no papel desempenhado pela esperança. Crescemos e vivemos sob o jugo masculino. Todas as formas de poder são exercidas há séculos por homens, que com liberdade preferiram escolher os piores caminhos para atingir objetivos duvidosos.
O mundo está devastado. Na caixa de Pandora ainda resta a última bondade não destruída por nosso egoísmo e ambição. Uma maneira lúdica de nos mostrar o caminho da redenção. A esperança é um dom feminino. Ainda há tempo para aprender a lição.

3 comentários:

Anônimo disse...

legal,gostei também "da caixa de pandora".
É verdade! porque?nos culparem se os homens tiverão o livre arbitrio de escolher né???é brincadeira sempre levamos a culpa em tudo.
EU aposto que muitos genios da ciência foram mulheres mas pelo fato fato da epóca em que mulheres serviam só para gerar filhos e cuidar da casa,não podia ser divulgado nada disso e elas com medo da fogueira ou represarias do tipo
se calavam e passavam suas idéias a um homem que dava vida a suas invenções e descobertas...
ex:telefone;luz e tantas outras coisas mais.Não posso afirmar mas QUEM DUVIDA??? HAHAHAHA
BJS DINDA!!!
SOLANI

Anônimo disse...

Vou colocar o nome da minha filha de Pandora heheheheh :P

Anônimo disse...

Eu também adorei pois nos tras um pouco da historia gostei da ideia de colocar o nome de minha filha de Pandora.